PMAP

Polícia Militar do Estado do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO - CFA

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMAP – CFA foi criado em 1976, subordinado diretamente ao Chefe da então 3ª Seção do Estado Maior Geral – EMG. O Centro funcionou inicialmente em uma sala que funcionava no prédio do Comando Geral. Sua denominação inicial foi de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP e teve como finalidade atender a necessidade de formação de Soldados para a recém-criada Polícia Militar do Amapá. O primeiro comandante da Unidade foi o 2º Ten Kleverton Carvalho Cavalcante Souza.

A primeira turma foi formada no dia 26 de novembro de 1976, com 35 soldados os quais tiveram como instrutores Oficiais oriundos do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado de Sergipe e foram monitores os recém-sargentos formados nos Estados de Goiás e Minas Gerais.

Somente 10 anos após sua criação o CFA ganhou prédio próprio, dentro da área do complexo do Comando Geral da PMAP, foi em 03 de fevereiro de 1986, com quatro salas de instrução, alojamentos, salas do comando e administração, o prédio ganhou o nome de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “CAP PM FRANCISCO CHAGAS DA SILVA” nome dado em homenagem a um Oficial que muito se dedicou ao ensino na PMAP.

Em 1989, foi formada a 13ª Turma de soldados PM, onde 75 policiais eram do sexo feminino, logo as primeiras policiais femininas a ingressar na Policia Militar do Amapá.

No período de 03 de Dezembro de 1990 a 19 de Abril de 1991, foi realizado o 1° Curso de Sargentos da Polícia militar do Amapá, o que até então só era realizado fora do Estado.

No ano de 1998, para suprir a carência de Oficiais de administração, a Policia Militar realizou no mês de agosto, o primeiro Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA), habilitando Subtenentes para serem nomeados ao posto de 2° TEN QOA.

Devido a expansão dos serviços executados pelo CFA, o Comando da Polícia Militar achou por bem alterar o nome para Centro de Formação e Aperfeiçoamento, com a finalidade de atender não somente a Formação de Praças mas, também a habilitação de Oficiais.

Atualmente a Tenente-coronel Heliane Braga de Almeida é quem comanda o Centro de Formação e Aperfeiçoemanto. 

 

PMAP - Polícia Militar do Amapá
Av. FAB, 80. Fone: (96) 3084-8000
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amap�