PMAP

Polícia Militar do Estado do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
8º BATALHÃO - ÁGUIA

HISTÓRICO

 

O Batalhão Águia foi criado em 06 de abril de 2010, conforme a Lei Complementar nº 063, publicada no Diário Oficial do Estado do Amapá nº 4711/2010. Anterior à criação do Batalhão, o efetivo da unidade pertencia a Companhia de Comando Serviços e Guarda, a qual deu origem ao atual 8º Batalhão.

 

A sede administrativa funciona no antigo prédio do Corpo da Guarda, que foi revitalizado e passou por várias adaptações para servir como setor administrativo, onde funcionam todas as subdivisões da unidade, localizada ao lado do portão de entrada do Complexo do Quartel do Comando Geral da PMAP, no Bairro do Beirol, zona sul de Macapá. O primeiro comandante do Batalhão foi o então Major Josias Carvalho, hoje Ten Cel Carvalho. Atualmente o Batalhão Águia é comandado pelo Major Marcelo Cavalcante, que está a frente da unidade há 01 ano e 08 meses.

 

O 8º Batalhão cumpre a missão de realizar o policiamento de guarda, como atividade fim, atuando em diversos órgãos públicos do Estado, como a Fundação da Criança e do Adolescente (FCRIA), Hospital de Emergências (H.E), prédio da Justiça Federal dentre outros. A finalidade do policiamento de guarda é manter a ordem e a tranquilidade pública nos diversos postos de serviço, garantindo a segurança de todos.

 

Além de desempenhar o policiamento de guarda, o 8º Batalhão serve as demais unidades da PM, cedendo militares para dar apoio durante as escalas dos finais de semana, em operações diversas e nos grandes eventos do calendário anual do Estado.

 

O Batalhão Águia, quando foi criado em 2010 tinha um efetivo de 350 Policiais, entre oficiais e praças, atualmente a unidade conta com 541 Miliares, somando-se o efetivo das companhias que compõem o serviço de guarda e as divisões administrativas, além das Praças que desempenham suas atividades profissionais nas Diretorias do Comando Geral da PMAP.


 Arquivos vinculados

PMAP - Polícia Militar do Amapá
Av. FAB, 80. Fone: (96) 3084-8000
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amap�