PMAP

Polícia Militar do Estado do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
10º BATALHÃO DE RÁDIO PATRULHAMENTO MOTORIZADO - BRPM

HISTÓRICO DO BRPM

 

O Boletim Geral nº 205, de 29 de outubro de 2008, na 3ª parte, Item 04, letra “c”, transcreve a Lei Complementar nº 0052 de 02 de outubro de 2008, a qual criou como Órgão de Execução a Companhia Independente de Rádio Patrulha Motorizado – CRPM. Tal Unidade teve como primeiro comandante o Sr. MAJ PM QOPMC Wellington Carlos Pereira Nunes, era responsável pelo Policiamento Ostensivo Motorizado em toda a Cidade de Macapá, pelo atendimento de ocorrências demandadas pelo Centro Integrado de Operações da Defesa Social – CIODES, além de prestar apoio aos Batalhões Territoriais em ocorrências de maiores proporções. A Companhia apresentava como destaque, o uso de uniforme operacional especifico, gandola mangas compridas na cor cinzas, boina e braçal com o brasão da PMAP e os dizeres “Rádio Patrulha” em letras metálicas e douradas. Além disso, o serviço de Rádio Patrulhamento Motorizado em viaturas quatro rodas desempenhado pela Companhia chegava a totalizar 10 equipes por turno de serviço, o que proporcionava um grande número de atendimento de ocorrências, sejam elas originadas pelo CIODS ou por denúncias realizadas pela população. Além disso, esse fator foi responsável pelo surgimento de umas das maiores qualidades das equipes da CRPM, excelência no “tempo resposta” no atendimento de ocorrências.

 

Em virtude do êxito no trabalho desenvolvido pela Companhia Independente de Rádio Patrulha Motorizado, no dia 06 de abril de 2010, a Lei Complementar nº 063 transformou a CRPM em 10º Batalhão, o Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado – BRPM. Passando a ser comandado pelo TEN CEL QOPMC Romulo Cesar Pacheco de Souza, houve continuidade no trabalho que vinha sendo executado pela CRPM, sendo que o Batalhão passou a contar com o apoio do rádio patrulhamento motorizado em Motocicletas, RP-Moto, o que contribuiu para que a Unidade continuasse melhorando o padrão de qualidade no atendimento de ocorrências na Capital.

 

Após a transformação em Batalhão, o BRPM continuou o processo de construção de sua identidade, e em 04 de agosto de 2011 foi publicada em Boletim Geral a Portaria nº 017/2011 – DEI, a qual regulamentou a Canção do Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado que tem como principais objetivos motivar e congregar a tropa, valorizar e reconhecer as lembranças da história da Polícia Militar, além de estimular a operacionalidade. Com o mesmo intuito, no dia 26 de setembro de 2011, foi publicado em Boletim Geral a Portaria nº 060/2011 – DEI, a qual estabeleceu a mudança do antigo símbolo da PMAP, existente no atual braçal do BRPM, para o símbolo da Unidade, seguido das inscrições “RP” e um raio vermelho. Neste ano de 2016, o Batalhão desenvolveu seu primeiro Curso Operacional de Rádio Patrulhamento – CORP, um sonho almejado pelos componentes da unidade e que tem como objetivo especializar tecnicamente os policiais militares do próprio BRPM e, também, de outra Unidades.

 

Por fim, 10° Batalhão, além de outras atribuições prescritas em leis e regulamentos, incumbir-se-á da execução do policiamento ostensivo na modalidade de rádio patrulhamento motorizado, bem como apoiará as outras UOP’s (Unidade Operacional da PMAP) em ocorrências de grande complexidade. O BRPM se faz como UOP, a qual tem como atribuição complementar a consolidação da Doutrina para o Serviço de Rádio Patrulhamento Motorizado na Instituição, podendo ser encarregada, através da Diretoria de Ensino e Instrução, da difusão dessa doutrina para as demais Unidades da PMAP.

PMAP - Polícia Militar do Amapá
Av. FAB, 80. Fone: (96) 3084-8000
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amap�